WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

8/21/2019

Cocal | Plano Municipal de Saneamento Básico é aprovado em Conferência

A aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, pela comunidade cocalense, foi concretizada nessa segunda-feira (19), durante conferência realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Cocal.




A prefeitura de Cocal (Norte do Piauí) realizou nesse dia dezenove de agosto, no auditório da Câmara de Vereadores a Conferência de apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).





Desde o ano de 2017 que a equipe responsável pelo referido plano vinha reunindo os moradores das localidades das zonas rural e urbana do Município de Cocal, com o intuito de ouvir suas reivindicações e tratar da implantação do sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, sistema de drenagem e manejo de águas pluviais; e, também, sobre como deverão ser conduzidos os serviços de limpeza e o recolhimento dos resíduos sólidos na região.



Para o secretário da agricultura, Alexandre de Almeida Brito, ouvir as comunidades foi essencial para a elaboração do Plano de Saneamento Básico. “Garantir que os serviços de saneamento básico funcionem é também uma forma de promoção da saúde e incluir a população no processo foi fundamental. Por isso, as reuniões feitas, pelo Comitê do Saneamento Básico (CSB), com o povo, foram realizadas em diversas comunidades e aqui na cidade. As informações colhidas ajudaram na composição do Plano de Saneamento Básico de Cocal e culminou em sua aprovação, pela comunidade, realizada hoje. O próximo passo é levar o Plano ao Legislativo para ser avaliado”, disse o secretário.



O vice-prefeito Nonatinho da Birindibinha esteve na Conferência, representando o prefeito Rubens Vieira. Ele explicou que essa congregação finaliza o apanhado de informações captadas no decorrer do processo de criação do Plano de Saneamento feito pela Comissão nas reuniões realizadas em cada pólo do Município e ressaltou a importância da participação da comunidade cocalense nessa empreitada.



Além dos prepostos da comunidade cocalense, a chefe de gabinete e sobrinha do prefeito, Fabrícia Vieira; representantes do Legislativo, secretárias municipais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais  participaram do evento que foi conduzido por Alfonso Luís da Silva, da Fundação Escolas de Sociologia e Política de São Paulo.


Foto: autor anônimo

Foto: autor anônimo















Informações, fotos e edição: Evaldo Neres